Justiça determina suspensão da greve de servidores em São Luís
- blogtodososfatos
- 22 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

O desembargador Raimundo José Barros de Sousa determinou, após pedido de tutela provisória de urgência antecipada, nessa terça-feira (21), a imediata suspensão do movimento grevista iniciado pelo Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta, Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Empresas de Economia Mista de São Luís (SINFUSP-SL). Em caso de descumprimento, o sindicato está sujeito a multa diária no valor de R$ 10 mil.
Segundo o desembargador, chama a atenção o fato de que inexistiu qualquer tentativa de negociação com o município antes que houvesse a decisão de deflagrar a greve. “É indiscutível que as atividades realizadas pelos servidores são serviços cruciais ao município de São Luís”, destacou Raimundo Barros em trecho da decisão.
Segundo a Prefeitura de São Luís, a fim de assegurar que os servidores públicos municipais continuem a receber seus salários em dia, o percentual de reajuste proposto ao funcionalismo foi calculado com base na capacidade orçamentária atual do município. A prefeitura assegura que o pagamento dos servidores municipais vem sendo cumprido de forma regular.
Protesto Na segunda-feira (20), a sessão na Câmara Municipal ocorreu um pouco mais tarde em virtude da manifestação dos servidores municipais que fazem parte das áreas da Saúde e Educação. Eles protestaram contra a proposta feita pela a Prefeitura de São Luís, de 2,5% de reajuste salarial para os servidores da Saúde e 3,5% da Educação. Durante a manifestação houve tumulto entre os servidores e os seguranças da Câmara.
Sobre o protesto dos servidores, a Secretaria Municipal de Educação informou que nos últimos dois meses apresentou cinco propostas de reajuste ao Sindicato dos Professores e que continua se reunindo com o Sindicato, com o objetivo de retomar as aulas nas escolas da rede municipal. Já a Secretaria Municipal de Administração disse que o percentual de reajuste proposto ao funcionalismo foi calculado com base na capacidade orçamentária atual do município e que continua aberta ao diálogo com todos os servidores.
Commentaires